As procurações podem ser de várias naturezas, como por exemplo, procuração para uso em banco, procuração de plenos poderes e procuração para venda de veículo. Independente da situação em que ela for usada, é um documento extremamente importante, uma vez que autoriza uma pessoa a agir em nome de outra.
Na procuração, a pessoa que cede os poderes é chamada de outorgante, enquanto quem recebe os poderes é chamado de outorgado, ou simplesmente, procurador. Um conselho comum a todas elas, é que o procurador seja sempre uma pessoa de confiança, para evitar problemas advindos do uso do documento.
Entretanto, pode chegar uma hora em que o outorgado deseja voltar atrás e reaver os poderes dados a outrem. Mas qual a maneira correta de fazer isso? Muitas pessoas podem pensar que simplesmente rasgar as procurações fará com que elas deixem de ser válidas.
Mas não é bem assim. Se para fazê-las existe um procedimento adequado, para terminá-las, da mesma forma. Este procedimento recebe o nome de revogação. Uma revogação é o ato que tem como objetivo invalidar um ato anterior, a partir do momento da assinatura desta.
Assim, se você necessita de um exemplo correto de como finalizar uma procuração de maneira correta, pode contar com o modelo de termo de revogação de procuração disponível a seguir.