Modelo de recibo de pagamento de parcela de acordo judicial

Este tipo de recibo é utilizado com instrumento comprobatório da quitação de uma parcela estabelecida mediante acordo judicial.


A palavra acordo pode ter diversos significados, tudo depende do contexto no qual ela será aplicada. No âmbito do Direito, um acordo está relacionado a consolidação da vontade de duas partes em um contrato, ou seja, chegando a uma decisão mútua, beneficiando ambas.

Legalmente, o Código de Processo Civil (CPC) estabelece todas as normas relacionadas aos processos judiciais de natureza civil. Entre as áreas da qual o Direito Civil está encarregado, podemos citar o “Direito das Coisas”, que trata dentre outros assuntos, dos bens e contratos de natureza comercial ou empresarial.

Uma das disposições do CPC, estabelecida pelo artigo 334, é a conciliação ou mediação, como meio de estabelecer um acordo entre partes. Assim, o acordo judicial vai determinar a quantia a ser paga, qual a forma como este pagamento será feito, multas por descumprimento, entre entre outras cláusulas.

O que é recibo de pagamento de parcela de acordo judicial? O recibo de pagamento de parcela de acordo judicial é o documento responsável por comprovar que as parcelas acordadas estão sendo devidamente quitadas.

Caso elas não estejam, o acordo estabelece, inclusive, quais são as sanções aplicáveis em função de seu descumprimento.

Tal qual como um recibo simples, ele contará com informações pessoais que identificam quem está pagando e quem está recebendo, bem como o valor e o número da parcela referente àquele recibo, sendo a assinatura ao final, um elemento imprescindível.

Dessa maneira, se você precisa redigir um documento como este, e está em busca da estrutura correta, podemos te ajudar com o modelo de recibo de pagamento de parcela de acordo judicial disponível a seguir.

Download Modelo de recibo de pagamento de parcela de acordo judicial para imprimir

Modelo de recibo de pagamento de parcela de acordo judicial

Modelo de recibo de pagamento de parcela de acordo judicial
Avalie este artigo