Modelo de notificação extrajudicial de despejo

Utilizada por proprietários de imóveis em hipótese de inadimplência do aluguel ou outras em infrações contratuais, em que o inquilino precisa ser despejado.


No Brasil, a Lei nº 8.245/91 é aquela que normatiza as locações de imóveis urbanos e as condutas a elas atreladas. Portanto, caso o proprietário de um imóvel precise efetuar uma ordem de despejo para recobrá-lo, os procedimentos serão ditados por esta legislação.

As situações mais comuns em que o despejo é requisitado, estão relacionadas à inadimplência no pagamento do aluguel ou uso indevido do imóvel, em desacordo com as cláusulas do contrato. Para que a desocupação da propriedade seja feita, o dono deve informar o inquilino por meio de uma notificação extrajudicial de despejo.

Mas afinal de contas, o que é uma notificação extrajudicial de despejo? Como mencionado anteriormente, este é o documento utilizado para reaver um imóvel, principalmente em situação de não pagamento do aluguel.

Ela pode ter caráter judicial ou extrajudicial. Sendo a segunda opção a mais indicada para quem não deseja acionar a justiça.

De acordo com os trâmites legais adotados, nas situações em que há uma causa comprovada para o despejo, como infrações contratuais, por exemplo, o locatário não é obrigado a fazer um aviso prévio, sendo a notificação extrajudicial um mecanismo eficiente. Em virtude de seu descumprimento, aí sim, é preciso acionar a justiça.

Sua estrutura é bastante simples, mas o uso formal da Língua Portuguesa precisa ser observado. Além disso, ela contém os dados da propriedade e das partes, cita o motivo da desocupação e leva a assinatura do proprietário ao final.

Se você necessita redigir um documento como este, apresentamos logo abaixo um modelo de notificação extrajudicial de despejo.

Download Modelo de notificação extrajudicial de despejo

Modelo de notificação extrajudicial de despejo 1 Modelo de notificação extrajudicial de despejo 2 Modelo de notificação extrajudicial de despejo 3

Modelo de notificação extrajudicial de despejo
Avalie este artigo