Tradicionalmente, o Brasil é um país que registra altos índices de inadimplência. Todos os anos, milhões de brasileiros não conseguem cumprir com o pagamento de suas dívidas e acabam tornando-se parte desses números.
As pesquisas e dados tratam somente o mercado formal. Porém, se os números da inadimplência forem estendidos também ao informal, a situação pode ser muito pior.
Se você é uma dessas pessoas, e possui dívidas no mercado informal, ou cujo pagamento não irá te gerar um documento de comprovação, saiba que é preciso tomar alguns cuidados.
No ato do pagamento total dessa quantia, seu credor pode assinar um termo formal que declara que você quitou o valor total da dívida. Isso é extremamente importante para te assegurar em relação a cobranças posteriores.
Apesar de sucinto, é preciso ter bastante atenção ao preencher todos os dados. O termo é composto basicamente pelos dados pessoais do credor e devedor, valor da dívida e negociações, caso elas existam. A assinatura de próprio punho do credor é imprescindível.
Se você está em busca de um documento dessa natureza, nós ofertamos logo em seguida um modelo de termo de quitação de dívida. Confira!
Download Modelo de termo de quitação de dívida
Modelo de termo de quitação de dívida 1 Modelo de termo de quitação de dívida 2