Os bancos e instituições financeiras estabelecem uma série de regras em relação aos procedimentos de emissão e utilização de cheques. Entre essas regras, estão determinadas aquelas referente às situações em que um cheque volta por falta de saldo na conta de seu emissor.
Dependendo da quantidade de vezes que ele for depositado sem que haja fundos para compensá-lo, o nome do proprietário será enviado ao Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). Acompanhado disso, ele terá uma série de sanções em relação aos seus cheques.
Para o indivíduo retirar o nome do CCF e voltar a emitir cheques, a solicitação deverá ser feita no banco onde é correntista. Mas para isso, é necessário comprovar que a quantia referente ao valor do cheque foi quitada junto ao credor.
Assim como a folha de cheque, este é um dos documentos exigidos pelos bancos para retirada do nome do CCF.
Assim, se você necessita elaborar um documento como este, mas está com dúvidas em relação a estrutura correta que ele deve ter, logo abaixo disponibilizamos um modelo de recibo de quitação de cheque, que poderá ser aplicado conforme suas necessidades.