Algumas pessoas exercem atividades trabalhistas de forma autônoma, sem estabelecer nenhum vínculo empregatício com as empresas para as quais está prestando seus serviços. Os clientes podem ser tanto pessoas físicas, quanto empresas.
Para assegurar tanto prestador de serviço, quanto cliente, estes poderão realizar um contrato de prestação de serviços, que vai estabelecer quais as incumbências de cada um das partes, além do valor cobrado e descrição das atividades exercidas pelo prestador.
Em situações como esta, como não há vínculos entre cliente e trabalhador, é importante documentar todos os procedimentos, a fim de evitar problemas posteriores. Por isso, outro documento muito importante é o recibo de pagamento de serviços prestados.
Ele conterá, além o valor pago, a data de realização, bem como o detalhamento do serviço, informações pessoais sobre as duas partes e assinatura do recebedor ao final. Também é um importante instrumento para controle financeiro da empresa ou pessoa física que está contratando os serviços.
Caso tenha necessidade de elaborar um documento dessa natureza, pode contar com o modelo de recibo de pagamento de serviços prestados que apresentamos logo abaixo.