A conquista da casa própria é um sonho de muitos brasileiros. Contudo, engana-se quem pensa que este é um fator que faz com que o número de imóveis alugados diminua.
E não é só a grana curta que faz com que as pessoas troquem um imóvel próprio por um alugado, há quem adie um sonho por um tempo em nome de outras prioridades, como viajar pelo mundo, por exemplo.
Sendo assim, todos os anos milhares de pessoas recorrem ao aluguel de casas direto com o proprietário. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de locação, assim como a das imobiliárias, possui uma série de documentações a serem providenciadas.
Entre elas, está o contrato de locação residencial. Mas em definição, o que é um contrato de locação residencial? Sob as normativas da Lei nº 8.245/91, este tipo de contrato tem o intuito de estabelecer as regras nas quais a locação será feita.
São exemplos dessas regras o valor do aluguel, forma de pagamento, data em que ele será feito, condições dos reajustes e rescisão, finalidade para a qual o imóvel será usado, entre outros. Ainda no contrato, serão estabelecidas as sanções, caso alguma dessas regras seja descumprida.
Ele é a melhor forma de amparar legalmente, tanto locador, quanto locatário. Por isso é importante que ele seja elaborado em duas vias, e seja cuidadosamente revisado antes das assinaturas das partes envolvidas e das testemunhas.
Assim, caso esteja precisando de um modelo de contrato de locação residencial, pode acessar o material disponível logo abaixo.
Ao longo do processo, outros documentos que você pode precisar, também podem ser encontrados no nosso site. Entre eles estão o termo de vistoria, recibo de pagamento de aluguel e o termo de entrega de chaves.
Download Modelo de contrato de locação residencial para imprimir
- Modelo de contrato de locação residencial 1
- Modelo de contrato de locação residencial 2
- Modelo de contrato de locação residencial 3