Comprar ou vender um bem com alto valor, como um carro, é um processo que exige muito cuidado com os trâmites legais. A observação é válida tanto para vendedor, quanto para comprador. Quanto mais claras forem as cláusulas do acordo, maiores as chances de sucesso no negócio.
O contrato de compra e venda de veículo, portanto, é o meio legal utilizado para firmar a negociação entre as duas partes quando o proprietário de um carro decide vendê-lo a um terceiro. Além de todas as questões legais referente à venda, o documento é extremamente importante, principalmente, por se tratar de um carro usado.
Por meio dele é que serão definidos claramente todos os detalhes do bem que está sendo adquirido, ou seja, do veículo, além das possíveis penalidades, se porventura alguma cláusula for quebrada.
Entre estes itens estão as condições físicas, forma de pagamento, responsabilidade do vendedor em relação a questões futuras, certidão negativa de multas e documentação em geral.
Uma das possibilidades relacionadas a isso, e que devem ser estabelecidas no contrato, é o prazo estipulado para a notificação de problemas. Outro ponto importante, e que precisa estar no documento, é o prazo de transferência. De modo geral, ela é feita no ato da venda, mas pode ser postergada em caso de venda parcelada.
Um contrato bem elaborado pode evitar muitos contratempos e dores de cabeça. Pensando nisso, disponibilizamos abaixo um modelo de contrato de compra e venda de veículo.
Preencha o com a maior quantidade de detalhes possível e garanta uma transação bem sucedida e amparada por um instrumento legal.
Download Modelo de contrato de compra e venda de veículo
Modelo de contrato de compra e venda de veículo 1 Modelo de contrato de compra e venda de veículo 2 Modelo de contrato de compra e venda de veículo 3