Na hora de comprar ou vender qualquer bem, por menor que seja o seu valor, é preciso tomar uma série de precauções, além de documentar todos os detalhes da negociação, desde o contrato até o recibo.
Na hora de comprar e vender uma moto não é diferente. Por um patrimônio de valor considerável, os cuidados precisam ser ainda maiores. Para isso, feita a negociação verbal, as duas partes devem formalizá-la por meio de um contrato de compra e venda.
Por meio deste contrato, que é um instrumento particular, serão estabelecidas cláusulas referente a qualificação do objeto da negociação, valor do bem e forma de pagamento, à vista ou a prazo, pagamento de multas anteriores a venda e as multas em caso de descumprimento destas.
Vale lembrar que no ato de assinatura do contrato, o comprador deve receber o Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o documento necessário para a transferência de um veículo, seja ele carro ou moto. Por isso, também é conhecido como transferência de propriedade.
Caso esteja em busca de um modelo de contrato de compra e venda de moto, pode tomar como base a estrutura apresentada logo a seguir.