Muitas pessoas, por motivos distintos, não conseguem quitar dívidas assumidas. Elas vão se acumulando e os valores vão subindo, pois, em função dos atrasos são acrescidos multas e juros ao valor inicial. Mas eis que surge uma oportunidade e ela vai em busca de uma renegociação.
Mas e aí, qual a melhor forma de formalizar o acordo? Saiba que independente da situação, é importante ter comprovantes de todo o processo, desde a renegociação, até a quitação dos valores. Isso, além de comprovar que o combinado foi honrado, vai evitar problemas futuros.
Nesse sentido, o acordo sempre vai conceder ao devedor algum benefício. Pode ser redução de juros, retirada da multa, um prazo maior e até mesmo a diminuição do valor original. Tudo para evitar que a dívida se prolongue por um tempo ilimitado.
O acordo, então, vai formalizar a negociação entre as duas partes. Em suas cláusulas serão estabelecidos todos os pormenores da condição em que o pagamento será feito, inclusive as sanções caso o acordo seja quebrado.
Justamente por isso, é preciso que ele seja preenchido junto a testemunhas, que ao final, deverão assinar e informar o número do CPF, para que o documento tenha valor legal.
Em seguida, apresentamos um modelo de acordo para pagamento de dívida.
Download Modelo de acordo para pagamento de dívida
Modelo de acordo para pagamento de dívida 1 Modelo de acordo para pagamento de dívida 2