Modelo de abaixo-assinado

É uma solicitação formal, feita coletivamente, com o objetivo de alcançar um objetivo em comum.


Antes de tudo, é preciso esclarecer o conceito. Portanto, o que é um abaixo-assinado? Um abaixo-assinado, por definição, é um documento usado quando um coletivo de pessoas tem um pedido em comum, e precisam formalizá-lo junto a um órgão, ou pessoa capacitada para atender a solicitação.

Na maioria dos casos, seu objetivo é manifestar a insatisfação dessas pessoas em relação a algum problema, sejam eles na esfera pública ou privada. Nesse sentido, ele se mostra uma ferramenta bastante eficaz, pois, várias pessoas pedindo algo ao mesmo tempo, reúne mais força do que uma solicitação isolada.

Os pedidos podem estar relacionados a infraestrutura, como por exemplo, fechamento de um buraco em via pública, conserto de algo em um condomínio ou ainda a questões sociais, como no caso das lutas pelo meio ambiente.

Para redigir um abaixo-assinado, é preciso obedecer a uma estrutura, composta pelo vocativo (a quem se destina o pedido), a solicitação em si, que deve ser bem fundamentada e devidamente justificada, a localidade, seguida do campo para recolher quantas assinaturas forem necessárias.

Também é importante, no corpo do texto, nomear uma das pessoas para ser o representante. Devem ser acrescentados todos os seus contatos, para serem usados se a pessoa ou entidade julgar necessário ter mais informações a respeito da pauta.

Se você está em busca de uma estrutura para esta finalidade, veja em seguida o modelo de abaixo-assinado disponibilizado por nós.

Download Modelo de abaixo-assinado

Modelo de abaixo-assinado

Modelo de abaixo-assinado
5 (100%) 2 votes