Modelo de declaração de trabalho

Documento que pode ser usado em diferentes situações para comprovar vínculo empregatício.


A declaração de trabalho, em suma, é a comprovação de que uma empresa, ou pessoa física, emprega, ou já empregou, determinado indivíduo. Podem ser comprovados vínculos de funcionários do quadro pessoal ou de prestadores de serviços regulares.

Este documento, que é bastante simples, geralmente é usado quando o trabalhador precisa comprovar a terceiros que está exercendo atividade trabalhista, entretanto, não é contratado sob regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Na declaração é preciso constar a função que ele desempenha na empresa, bem como a jornada de trabalho semanal que ele cumpre. Dependendo da finalidade para a qual empregado vai usar o documento, é preciso estar descrito também o tempo de serviço prestado.

O uso desse comprovante se faz necessário em muitas situações cotidianas: comércios, faculdades, creches, escolas, empresas de transporte, clubes e  bancos são alguns dos exemplos mais usuais.

Na prática, se um responsável por uma criança precisa matriculá-la em uma creche pública, deverá junto com os documentos pessoais, encaminhar uma declaração de trabalho, confirmando a necessidade de que a criança permaneça na instituição enquanto ele trabalha.

Frisando que para ser válida, a declaração precisa estar preenchida adequadamente, impressa e assinada pelo empregador, ou pelo responsável pela área de recursos humanos. Além disso, é preciso informar o número do CNPJ, ou CPF, se o contrato for feito por pessoa física.

Se você precisa elaborar um documento como este, mas está em dúvida de como fazê-lo, pode usar o nosso modelo de declaração de trabalho. Confira logo abaixo!

Download Modelo de declaração de trabalho

Modelo de declaração de trabalho Modelo de declaração de trabalho

Modelo de declaração de trabalho
Avalie este artigo