Modelo de recibo de pagamento

Atesta que uma pessoa recebeu determinada quantia em dinheiro, paga por outrem.


De modo bastante simplificado e direto, um recibo de pagamento é um documento escrito, não oficial, que declara que uma pessoa recebeu de outra o que nele estiver descrito. Pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas, além de funcionar também para controle fiscal.

Ele difere de uma nota fiscal basicamente porque ela comprova a existência de uma transação comercial, ou seja, uma compra, venda ou ainda a prestação de um determinado serviço. Enquanto o recibo apenas comprova o recebimento de uma certa quantia, também fruto de compra, venda, ou prestação de serviço.

Outro ponto divergente entre eles é que o recibo não recolhe impostos, e como dito anteriormente, não é oficial. Mas apesar disso, é um documento extremamente importante, que deve ser guardado com muito cuidado. Isso porque ele funciona como comprovante de pagamento de uma dívida.

De acordo com as leis brasileiras, ele não tem uma forma específica. Assim, pode ser adaptado de acordo com diferentes necessidades. O importante é que todos os campos sejam preenchidos da forma mais detalhada possível.

A título de curiosidade, é preciso salientar que na hora de assinar um recibo, ou pedir que outra pessoa assine, as assinaturas digitais não têm validade. Portanto, para que o documento seja totalmente válido, a assinatura precisa ser feita à mão, utilizando caneta azul ou preta.

Se você está em busca de um documento como este, dispomos de um modelo de recibo de pagamento. Confira!

Download Modelo de recibo de pagamento

Modelo de recibo de pagamento 1 Modelo de recibo de pagamento 2 Modelo de recibo de pagamento 3

Modelo de recibo de pagamento
Avalie este artigo