Modelo para procuração de venda de veículo

Este tipo de procuração possibilita que o proprietário de um veículo, impossibilitado por qualquer motivo, autorize um terceiro a vendê-lo em seu nome.


A procuração é um documento utilizado para atender várias necessidades. Uma as opções para as quais ela pode ser empregada, é justamente quando uma pessoa necessita vender um veículo, mas por algum motivo está impedida de fazê-lo pessoalmente.

A procuração é um instrumento legal para atender a situações como esta, em que um indivíduo necessita nomear um terceiro para agir em seu nome. Em uma definição mais teórica, a procuração declara oficialmente a transferência de poderes do outorgante (quem cede os direitos) para o outorgado (quem recebe os direitos).

Ela pode, ainda, ser um instrumento público ou particular. Neste segundo caso, ela não precisará ser registrada em cartório. Portanto, o exemplo que citamos aqui, utilizado para a venda de veículos, se enquadra nesta categoria.

Mas e nessa situação específica, o que é uma procuração de venda de veículo? A procuração para venda de veículo, seguindo os princípios acima, é o documento utilizado para que uma pessoa impossibilitada por qualquer motivo, autorize um procurador a transferir a propriedade de um veículo que está registrado no nome dela.

Em um exemplo concreto, se uma pessoa está se mudando para o exterior e deseja vender seu carro, mas não consegue fazê-lo antes de ir, poderá nomear uma pessoa de confiança como procurador para que ele faça a venda e transferência do veículo para o comprador, em seu nome.

Se você necessita elaborar um documento como este e está em busca de um modelo de procuração de venda de veículo, pode conferir a estrutura que apresentamos logo a seguir.

Download Modelo para procuração de venda de veículo para imprimir

Modelo para procuração de venda de veículo

Modelo para procuração de venda de veículo
5 (100%) 1 vote