Modelo de resposta a ofício

Assim como no envio de um ofício, sua respectiva resposta também precisa seguir um padrão. Confira como fazê-la da maneira correta.

Dentro das correspondências oficiais, uma série de normas são adotadas para garantir uma comunicação mais ágil e eficiente. Um exemplo, é em relação à redação de ofícios. E se existe uma maneira correta de fazê-los, saiba que suas respostas também devem seguir algumas especificações.

Antes de tudo, é preciso saber que um ofício é um documento formal, usado principalmente para fazer solicitações. Ou seja, pedir algo a alguém, que pode tanto ser uma pessoa física ou jurídica, quanto um órgão público. E afinal de contas, todo mundo que faz um pedido, espera uma resposta.

O que é a resposta a ofício? A resposta a um ofício, nada mas é do que a maneira formal de responder uma correspondência como esta. É também uma forma de sistematizar e padronizar a documentação, por questões de organização e arquivamento das empresas.

E se há alguns cuidados para enviar o ofício, eles precisam ser observados também na hora de elaborar uma resposta. Em primeiro lugar, o uso formal da Língua Portuguesa deve ser rigorosamente observado.

Também é recomendado o uso de um tom mais leve, porém, sem deixar de ser cerimonioso, como o protocolo exige. Caso a resposta venha acompanhada de alguma documentação, é importante citá-la no corpo do texto. Ao final, lembre-se sempre da assinatura de próprio punho.

Está com dúvidas de como elaborar este retorno? Confira o modelo de resposta a ofício apresentado por nós logo em seguida.

Download Modelo de resposta a ofício

Modelo de resposta a ofício 1 Modelo de resposta a ofício 2

Comments (0)
Add Comment