Em algumas ocasiões, como abertura de conta bancária, solicitação de empréstimos, abertura de crediário em lojas varejistas e outros tipos de cadastros e inscrições, uma comprovação de residência é solicitada. Mas e para quem mora de aluguel? Como conseguir um comprovante?
É aí que entra a declaração de residência para terceiro. Ela é um meio de comprovar moradia fixa das pessoas que não possuem imóvel registrado em seu nome. Grande parcela da população vive em imóveis alugados, cedidos ou moram com seus familiares, e por isso, não têm nenhum documento formal que confirme seu endereço.
A solução, então, é lançar mão da declaração. Fazer isso é muito simples. O modelo disponível abaixo deve ser redigido de acordo com os dados pessoais do interessado e informações da moradia. Normalmente a declaração, apesar de formal, é bem direta e breve.
Depois, ela será impressa e assinada pelo proprietário do imóvel. Para passar maior confiabilidade, indicamos que o preenchimento dos dados seja feito de forma detalhada e precisa.
A maioria das instituições exige que o documento seja autenticado em cartório para que ele seja, de fato, válido. Para fazer o reconhecimento, basta procurar o local mais próximo. Consulte também se precisa estar acompanhando pelo dono da residência
Lembre-se de ficar atento ao uso da norma culta da Língua Portuguesa. Alguns lugares podem pedir que junto dessa comprovação estejam presentes o contrato de locação, contas de serviço público ou privado (água, telefone, energia, gás, etc.) e outros documentos comprobatórios.
Com o objetivo de sanar as dúvidas de quem está em busca um documento dessa natureza, dispomos abaixo um modelo de declaração de residência para terceiro.
Download Modelo de declaração de residência para terceiro
Modelo de declaração de residência para terceiro 1 Modelo de declaração de residência para terceiro 2