Uma declaração como esta pode ser usada em uma infinidade de situações. Um dos usos mais recorrentes está relacionado a pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo, e portanto, precisam de maior flexibilidade dos horários e atividades relacionados aos estudos.
Outra situação bastante usual, são as creches públicas, onde pais precisam comprovar que trabalham, e que por isso necessitam daquela vaga. Assim, a declaração é usada como parte da documentação para matrícula.
Mas não é só isso, bancos, lojas e instituições financeiras também podem solicitar uma comprovação de trabalho. Ou seja, é mais usado no cotidiano do que nós imaginamos.
A declaração pode ser solicitada diretamente ao empregador, ou ao departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa. Ela é bastante sucinta e conterá dados que identificam empregador e empregado, as informações referentes ao trabalho, e ao final, a assinatura do responsável.
Vale ressaltar que, independente do motivo da solicitação, as empresas são obrigadas a conceder este documento, tanto para empregados do quadro atual, quando para ex-funcionários. Sendo que no segundo caso a declaração será referente a uma atividade passada.
Para quem deseja redigir um documento com esta finalidade, ofertamos abaixo um modelo de declaração de emprego. Confira!
Download Modelo de declaração de emprego
Modelo de declaração de emprego