Recolocar-se no mercado de trabalho pode ser um processo demorado e que exige muita persistência por parte do trabalhador. Entretanto, existem alguns recursos que podem ajudá-lo na hora de buscar um novo emprego.
Inclusa nesta categoria, está a carta de referência. Ela é um documento informal e conciso, que pode ser solicitado no momento da rescisão de um contrato. Nela, o empregador, ou o departamento de recursos humanos, vai declarar o tempo de serviço do funcionário na empresa, funções exercidas, jornada de trabalho, entre outros dados.
Ao participar de um processo seletivo, a carta pode ser um diferencial. Isso porque o documento é o comprovante do desempenho e principais atributos do candidato. A partir daí, é possível saber se ele se encaixa, ou não, ao perfil da vaga disponível.
Algumas vezes, ela precisa ser mais específica, traçando um breve histórico da atuação do trabalhador na empresa. Mas de modo geral ela é simples e informal. Cabe à empresa, decidir se vai, ou não, redigir a carta de referência. A não ser em casos em que haja a necessidade acima descrita, ela conterá dados objetivos.
Para a organização, é opcional acrescentar que desconhece fatos que desfavorecem o empregado. Entretanto, para o trabalhador, é vantajoso que ela faça uso dessa opção, pois poderá favorecê-lo na busca por um novo emprego. Por outro lado, é proibido citar informações que negativas a respeito do funcionário.
A seguir, um modelo de carta de referência está disponível. Utilize-o para conhecer a estrutura adotada, assim como para redigir o documento de maneira correta.
Download Modelo de carta de referência
Modelo de carta de referência 1 Modelo de carta de referência 2