Toda contratação exige uma boa análise e seleção. Mas para os trabalhadores domésticos é preciso ter um pouco a mais de atenção. Isso porque, ao serem contratados, eles passam ao convívio diário na casa do empregador.
Por isso, muitas vagas ofertadas para empregada doméstica solicitam esse tipo de documento. Pela carta de recomendação, o chefe anterior, ou departamento responsável, vai atestar, entre outras coisas, o tempo de serviço, função desempenhada, informações a respeito dos serviços prestados, dando destaque à conduta pessoal e profissional.
Apesar de ser um documento informal, ela precisa ser escrita respeitando a norma culta da Língua Portuguesa.
Nenhum empregador é obrigado e redigir uma recomendação. Entretanto, especialmente para a função de empregada doméstica ela pode fazer muita diferença na hora de uma nova contratação. Vale lembrar que ela também é válida para outros profissionais da área, como governantas, diaristas, jardineiros e motoristas.
É importante frisar que, como em qualquer documento, as informações prestadas na carta de recomendação precisam ser verdadeiras. A falsificação desses dados, pode, inclusive, ser passível de processos judiciais. Em caso de conduta negativa, o melhor e não fazer, explicando os motivos ao funcionário que a solicitou.
Ao final, quem está concedendo a referência precisa assinar o documento de próprio punho. Uma informação opcional que é bastante válida, é acrescentar ao final do documento um telefone para contato. Isso porque o responsável pela nova contratação do empregado pode ligar para confirmar algum dado.
Veja logo abaixo o modelo de carta de recomendação de empregada doméstica disponibilizado por nós.
Download Modelo de carta de recomendação de empregada doméstica
Modelo de carta de recomendação de empregada doméstica 1 Modelo de carta de recomendação de empregada doméstica 2 Modelo de carta de recomendação de empregada doméstica 3