As instituições sem fins lucrativos, de acordo com a definição legal, são entidades de direito privado, dotadas de personalidade jurídica e se caracterizam justamente por reunir pessoas com objetivos e ideias comuns para a realização de atividades que não visam o lucro.
Elas possuem um papel fundamental em nossa sociedade, atuando principalmente junto a pessoas com certa vulnerabilidade social e em defesa dos animais e meio ambiente, ou seja, são muitas as vertentes de atuação.
Para manter suas ações, frequentemente precisam recorrer a doações. Entretanto, algumas vezes, somente as pessoas que já têm o hábito de contribuir com aquela instituição não conseguem suprir as demandas.
Sendo assim, faz-se necessário ir em busca de novos doadores. Mas é como chegar até eles? Aqui, vamos apresentar uma das formas mais usuais, e também eficazes, a carta de pedido de doação.
Contudo, as doações também podem ser solicitadas para o custeio de um evento específico, neste caso, inclusive, há possibilidade de a organização divulgar os doadores durante o evento.
Esta correspondência segue todas as características de uma carta tradicional, alterando apenas a finalidade com a qual ele é enviada. Embora o texto precise ser direito, é importante informar todos os detalhes sobre o evento, ou sobre as necessidades atuais. Isso vai aumentar as chances de êxito da carta.
Confira a seguir um modelo de carta de pedido de doação.