O nosso país está entre os que mais registram pessoas em situação de inadimplência. Todos os anos milhares de indivíduos deixam de pagar suas dívidas, e além de fazer parte das estatísticas, acabam como o nome nos serviços de proteção ao crédito.
Uma boa maneira de evitar situações como estas, é manter o orçamento dentro de um planejamento mínimo. Mas se a dívida já está feita, e você não está em condições de pagar, certamente irá receber uma carta de cobrança.
Antes de tomar outras providências, como o acionamento dos serviços de proteção ao crédito, por exemplo, as empresas enviam correspondências como esta no intuito de lembrar a pessoa, de maneira cordial, que ela possui vencimentos em aberto, e que eles necessitam ser pagos.
No decorrer do texto, a empresa deve citar dados importantes, como por exemplo o número da parcela ou número da nota fiscal da compra, caso ele exista, além da data do vencimento e seu respectivo valor.
Sua linguagem é bastante direta. E de acordo com o detalhe mencionado acima, ela terá um tom cordial. Isso porque, muitas vezes ela é um contato inicial junto a um cliente que possui débitos, e tratá-lo mal pode surtir efeitos contrários do desejado.
Para estes fins, abaixo, apresentamos um modelo de carta de cobrança. Confira!