Por diferentes motivos, muitas vezes as pessoas precisam que terceiros façam algo específico em seu nome. Geralmente, quando ficam impossibilitadas por algum motivo, escolhem uma pessoa de muita confiança e escrevem uma carta de autorização.
Neste documento, a pessoa atesta que está ciente, e que concorda com o que a outra fará em seu nome. Justamente por isso, a carta precisa ser redigida e revisada com muito cuidado. Antes mesmo de escrevê-la, todos os seus detalhes devem ser acordados. Com isso, é possível minimizar futuros problemas advindos dessa decisão.
Ainda assim, escreva uma carta breve e objetiva. Quanto maior o texto, maiores as possibilidades de interpretações indesejadas. Não é obrigatório, mas é interessante que você explique no documento, de maneira concisa, porque precisa que alguém lhe represente.
Algumas das situações em que a carta de autorização pode ser usada são: retiradas de compras e encomendas previamente feitas em um estabelecimento, para que um cuidador tome uma decisão médica básica em relação a um bebê, quando uma criança menor de 12 anos precisa fazer uma viagem intermunicipal sem a companhia de um dos seus pais.
Além disso, quando um menor de 18 anos precisa viajar para o exterior sem a companhia de pelo menos um dois pais, entre outras. Independente da finalidade é preciso reconhecer firma em cartório, o que é um ponto bastante positivo, já que isso confere maior segurança e confiabilidade à carta.
Se você precisa de um documento como este, abaixo apresentamos um modelo de carta de autorização. Confira!
Download Modelo de carta de autorização
Modelo de carta de autorização 1 Modelo de carta de autorização 2