Vez ou outra nos deparamos com situações em que precisamos de um determinado documento, mas que naquele momento não podemos acessá-lo pessoalmente. Estes registros podem estar arquivados nos órgãos mais distintos.
Os mais comuns são órgãos públicos, instituições de ensino ou entidades privadas. Assim, é necessário formalizar uma autorização para que um terceiro possa fazer a retirada desses documentos em nosso nome.
Nela, devem estar contidos os dados pessoais do proprietário, assim como da pessoa a qual ele está concedendo a autorização. Além disso, é preciso especificar a quais documento este indivíduo terá acesso, e por fim, a assinatura do concedente.
É bastante objetivo e, por isso, fácil de ser redigido. Por se tratar de um processo burocrático, referente à documentação, é preciso ficar atento ao preencher os dados, principalmente no que diz respeito à listagem de documentos.
Caso algum detalhe fique errado, será preciso fazer uma nova autorização para que o órgão no qual os registros estão arquivados a aceite.
Não custa lembrar que tratando-se de documentos de quaisquer finalidade todo o cuidado é pouco. Portanto, para evitar inconvenientes futuros, autorizações como esta só devem ser concedidas a pessoas extremamente confiáveis.
Abaixo, apresentamos um modelo de autorização de retirada de documentos. Confira!
Download Modelo de autorização de retirada de documentos
Modelo de autorização de retirada de documentos